terça-feira, 27 de novembro de 2007

X-Men Evolution

Sinopse

A minissérie X-Men Evolution é baseada na mais recente adaptação televisiva dos mutantes, o desenho de mesmo nome que passava até recentemente no Cartoon Network e que ironicamente foi substituída por Gundam Wing. Nos Estados Unidos o desenho vai indo "muito bem-obrigado", entrando em sua terceira temporada com a introdução da Feiticeira Escarlate no elenco de personagens. Quanto à sua versão em quadrinhos, que aqui está sendo publicada em forma de minissérie de três partes, lá nos EUA tornou-se série contínua por algum tempo mas já foi cancelada.

Diferentemente do primeiro desenho dos X-Men, que seguia aproximadamente as mesmas estruturas das revistas desses heróis no mesmo período (início dos anos 90) e reeditava para a telinha, com as devidas adaptações, as melhores sagas já vividas por esses personagens em suas revistas, X-Men Evolution busca algo novo, paradoxalmente utilizando-se de uma idéia antiga.

Quando Stan Lee criou os heróis mutantes eles eram apenas adolescentes que precisavam descobrir como lidar com as mudanças pelas quais estavam passando devido aos poderes que ganharam. Assim como no Homem-Aranha, suas histórias eram nada mais que uma metáfora sobre as mudanças da adolescência. Existia sim a questão do preconceito contra os mutantes, mas ela ainda era usada como um pano de fundo para as histórias. Essa questão passou a ser mais aborda e enfatizada com a entrada de Chris Claremont no título.

Era uma época mais simples: a Escola Xavier para Jovens Super Dotados era mesmo uma escola, os integrantes originais vivam situações tais como se preocupar com uma prova ou com um encontro perdido enquanto salvavam o mundo. Tudo isso antes de viagens espaciais, fênix negra, etc. e tal - nada contra, afinal a fase Claremont-Byrne foi uma das melhores coisas que aconteceram com as personagens até hoje, mas a questão é que durante algum tempo (especialmente depois da saída de Claremont do título) as personagens acabaram perdendo toda a sua essência.

X-Men Evolution é uma volta às origens, mas de um modo totalmente atualizado. No desenho (e na revista) o Instituto Xavier é uma escola, mas não como as outras: ela apenas abriga os mutantes e ensina-lhes a utilizar seus poderes. O ensino convencional é atribuído ao colégio local (e nós não estamos em Westchester/NY, mas em Bayville).

Scott (Ciclope), Jean (Garota Marvel), Vampira, Kurt (Noturno), Spike (sobrinho da Tempestade, não existe nos quadrinhos e possui poderes semelhantes aos de Medula) e Kitty (Lince Negra) são típicos alunos da high school americana, com todos aqueles problemas e vivências que estamos cansados de ver em filmes de adolescente e séries como Barrados no Baile e Dawson´s Creek. Com o adicional de terem poderes mutantes. Não falta nem aquele típico triângulo ("quadrângulo"?) amoroso: Vampira, que gosta do Scott, que é apaixonado pela Jean (nos quadrinhos eles são casados), que namora o capitão do time de futebol da escola. Em alguns aspectos, as personalidades das personagens são levemente alteradas em relação aos quadrinhos (por exemplo, Kitty é mais "patricinha", ou Kurt é mais palhaço, ou o Scott é menos certinho, ou a Vampira tem um jeitão mais gótico). O preconceito contra os mutantes existe, mas volta a ser um mero detalhe nas histórias.

Xavier, Tempestade, Wolverine e, posteriormente, o Fera são os tutores dos jovens mutantes no Instituto. Seus inimigos são a Irmandade de Mutantes, que está mais para um grupo de delinqüentes juvenis sem tendências psicopatas que para supervilões quase terroristas extremistas das HQs - e eles nem são tão maus assim, mas sim mal-orientados. Foram originalmente tutorados pela Mística, que no começo era a diretora do colégio. Mas na verdade quem está por trás de tudo é Magneto.

E apesar de todo esse clima Dawson´s Creek (ou exatamente por causa dele), o desenho é uma das coisas mais legais que fizeram com os X-Men nos últimos tempos. Além de toda essa reconstrução bacana do mito dos mutantes, certos aspectos acabam por empolgar ainda mais os fãs: como por exemplo a possibilidade de Vampira e Noturno serem realmente irmãos de sangue no desenho, ou o fato de explorarem mais a questão de Mercúrio e da Feiticeira Escarlate serem filhos de Magneto - especialmente em relação a ela, já que esse aspecto de sua vida é praticamente deixado de lado nos quadrinhos. Isso sem falar que a animação da série é muito boa, muito superior ao primeiro desenho.É uma pena o Cartoon ter parado de exibi-lo.

Mas falando dos quadrinhos... A minissérie é de autoria da escritora Devin Grayson. Ela é uma velha conhecida dos leitores do Batman, além de ser responsável pela minissérie da Viúva Negra, publicada pela Abril na extinta Grandes Heróis Marvel Premium. Os desenhos seguem o estilo meio cartoon-meio anime/mangá do desenho animado, mas carregam muito mais no aspecto mangá. São legais, mas não tão bons quanto a versão animada. Para falar a verdade, esse comentário se aplica à minissérie como um todo. É um trabalho extremamente bacana, divertido e leve, mas de qualidade inferior a do produto do qual derivou.

A minissérie é uma espécie de prequel do desenho animado - para que não sabe, prequel é uma história que conta fatos que ocorreram antes daqueles narrados pela história original. Por exemplo, A Ameaça Fantasma e O Ataque dos Clones são prequels da trilogia original de Star Wars. Na história escrita por Grayson, descobrimos como Tempestade, Wolverine, Ciclope e Jean Grey se juntaram à equipe, como Xavier montou a escola e se tornou inimigo de seu antigo amigo Erik Magnus, também conhecido como Magneto.

O clima, o estilo, tudo lembra o desenho e com certeza vai agradar aos fãs da série. Sem falar em algumas referências às histórias originais dos X-Men. Por exemplo, Tempestade e Wolverine voltam de uma missão em que impediram Magneto de roubar alguns mísseis, o que nos remete à primeira aventura dos mutantes, nos idos dos anos 60, na qual a equipe original precisa impedir o vilão de roubar mísseis nucleares.

O grande furo porém fica no curto espaço de tempo em que Xavier leva para construir a escola, treinar Tempestade e Wolverine (como se Logan precisasse de treino) e montar toda a estrutura de suporte aos X-Men: apenas um ano. Muito rápido para quem nem sequer sonha em acessar a tecnologia de Shiar e ainda precisou dos raios da Tempestade para ligar o Cérebro (aparelho capaz de rastrear mutantes) pela primeira vez...

Mas tirando esses detalhes, a minissérie X-Men Evolution é um excelente opção para todos os fãs dos mutantes, especialmente para aqueles que querem dar um tempo de tramas densas e pesadas e apenas desejam ler algo divertido, descompromissado e empolgante.


Se preferir Temporada 1,2,3 e 4 completa via TORRENT (DUBLADO em PORTUGUÊS)
CLIQUE AQUI

1º Temporada


01 - Strategy X - Megaupload
02 - The X-Impulse - Megaupload
03 - Rogue Recruit - Megaupload
04 - Mutant Crush - Megaupload
05 - Speed and Spyke - Megaupload
06 - Middleverse - Megaupload - Megaupload
07 - Turn of the Rogue - GigaSize Megaupload
08 - SpykeCam - Megaupload
09 - Survival of the Fittest - Megaupload ou FileHo
10 - Shadowed Past - Megaupload
11 - Grim Reminder - Megaupload
12 e 13- The Cauldron - Parte 1 e Parte 2 - Megaupload


2º Temporada

14 - Growing Pains - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou MegaUpload - (Parte 1 - Parte 2) por Ceniks
15 - Bada-Bing Bada-Boom - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou MegaUpload - (Parte 1 - Parte 2) por Ceniks
16 - Power Surge - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou MegaUpload - (Parte 1 - Parte 2) por Ceniks
17 - Fun and Games - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2)
18 - Beast of Bayville - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2)
19 - Adrift - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2 - Parte 3)
20 - African Storm - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2)
21 - Joyride - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2)
22 - On Angel's Wings - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
23 - Mindbender - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
24 - Shadow Dance - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
25 - Retreat - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
26 - Walk on the Wild Side - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
27 - Operation: Rebirth - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
28 - The HeX Factor - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
29 e 30 - Day Of Reckoning - Parte 1 e Parte 2 - MegaUpload


3º Temporada

31 - Day of Recovery - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
32 - The Stuff of Heroes - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
33 - Mainstream - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
34 - The Stuff of Villains - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
35 - Blind Alley - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
36 - X-Treme Measures - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
37 - The Toad, The Witch and The Wardrob - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
38 - Self Possessed - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
39 - Under Lock & Key - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
40 - Cruise Control - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
41 - X23 - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2)
42 e 43 - Dark Horizon - Parte 1 e Parte 2 - Mediafire - (Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4) ou RapidShare - (Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4)


4º Temporada

44 - Impact - RapidShare - (Parte 1 - Parte 2) ou MegaUpload - (Parte 1 - Parte 2)
45 - No Good Deed - Em andamento
46 - Target X - Em andamento
47 - Sins of the Son - Em andamento
48 - Uprising - Em andamento
49 - Cajun Spice - Em andamento
50 - Ghost of a Chance - Em andamento
51 - Ascension - Parte 1 - Em andamento
52 - Ascension - Parte 2 - Megaupload

Um comentário:

Anônimo disse...

o que é que se passa com isto que so vai para sites porno?
Tento sacar e os linkes só me mandam para merdas...
abrç

© Copyright 2007, Go Animes!
Contato: WebMail ou TeamSpeak.